sexta-feira, 3 de junho de 2016

JORNAL MOTIVAR - Edição 1



Colaborador HSF, Olá!


Este é o primeiro Jornal do RH - “Motivar”. Mais um canal de comunicação entre o RH e o Colaborador. Nosso objetivo aqui é tratar alguns temas que identificamos, por meio de avaliações de desempenho, observações em campo etc, como merecedores de atenção. Não fique de fora desta mais nova ação.

Motive-se, e trabalhe feliz!
 
Hoje nas melhores empresas para se trabalhar as questões mais geradoras de “Pressão no Trabalho” são: MUDANÇAS (em estrutura, em sistemas, de cultura, de pessoal/ rotatividade etc). Mas a grande pergunta é, elas são necessárias? Eu posso não querer acompanhar as mudanças de mercado e sofrer com as consequências? As empresas são regidas por pessoas, mas elas vem e vão a qualquer hora e a qualquer momento, possuem livre arbítrio. Assim sendo, eu consigo controlar a rotatividade de pessoal? Situações como estas são rotineiras e reais, e muitas vezes geram ao colaborador incertezas e inseguranças, principalmente por falhas na comunicação interna ou por questões de desinteresse.

Seguem, abaixo, algumas dicas para lidar com as cobranças no ambiente de trabalho sem perder a motivação e o engajamento.

Comunique-se – Já dizia Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se estrumbica”. Não guarde dúvidas, questionamentos ou insatisfações. Elas não resolvem o problema e te deixam pra baixo. Procure conversar com seu gestor ou procure a Ouvidoria interna do RH.

Conheça! - Você sabe qual a missão, visão e valores do Hospital? Você conheçe as normas internas? Sabe como as coisas funcionam por aqui? Já possui os conhecimentos necessários para realização das tarefas? Na dúvida não ultrapasse. Procure conhecer as principais diretrizes do Hospital, isso te dará maior subsídio para entender os processos de mudança, tão importantes e necessários. E não deixe de obter informação dos processos rotineiros. Estes também passam por constantes renovações.

Exercite a continência – Lembra quando a mãe dizia: “Menino, contenha-se!”. Ali já iniciava o treino da contenção, da disciplina. Para nem tudo cabe contestação. Parece incisivo, autoritário, mas não é. Saiba que quando algo chega até você é porque já passou por muita gente e se foi aprovado é porque é o melhor a ser feito naquele momento.

Motive-se! - A motivação é um impulso interno que leva a ação. Só você pode decidir por suas escolhas e desejos. Procure fazer aquilo que gosta, crie, arrume, inove e renove. Isso te trará maiores sensações de satisfação no trabalho.

Seja ético – A Ética diz respeito aos princípios “ideais” da conduta humana. Padrões e normas que ajustam as relações. A Ética nos permite distinguir o certo do errado e agir conforme os princípios e diretrizes que norteiam a vida das pessoas (leis, órgãos fiscalizadores, dentre outros). Regra básica da ética: não denegrir o outro, não ferir o outro, respeitar o próximo independente de sua classe social, etnia, religião ou a falta dela, orientação sexual, escolaridade etc.

“Cada um de nós é responsável por tornar melhor o ambiente em que trabalha.”


Tenha um bom dia!

Elisa Monteiro

Psicóloga Organizacional 
Setor de Recursos Humanos
Hospital São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário